Para quem acha que dor de cabeça deve ser diagnosticada e tratada apenas no médico, está enganado! Uma disfunção na articulação que liga o maxilar à mandíbula pode ser a causa da dor que atinge milhões de brasileiros, sendo que pelo menos três vezes mais nas mulheres.
A chamada Disfunção da Articulação Temporomandibular, pode ter um tratamento simples feitos pelos profissionais de odontologia. Segundo o cirurgião dentista, 90% dos pacientes que apresentam a disfunção têm dor de cabeça crônica. “Pouca gente imagina que uma dor de cabeça possa ser tratada pelo dentista”. A maioria dos pacientes recorre a diversos especialistas da medicina antes de procurá-la. Estima-se que o problema atinja cerca de 10% da população, em qualquer idade.
Ainda, dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos, estalidos ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca e até dores nas costas podem ter relação com disfunções na ATM. “A articulação temporomandibular é uma das mais complexas do corpo humano, pois está ligada também ao crânio”. É essa articulação que possibilita à mandíbula se movimentar e pode se desgastar com hábitos relacionados à tensão, ao encaixe da mordida e até a postura corporal. O Cirurgião alerta que mudar os hábitos é fundamental, especialmente aqueles que podem ser chamados de hábitos parafuncionais, como mascar chiclete, apoiar as mãos no queixo, morder lápis e segurar o telefone com o ombro.
Diagnostico
O diagnóstico é simples: Com exame clínico e eventuais raios-X, os novos tratamentos não usam mais técnicas invasivas. “Sem cirurgia ou intervenções agressivas é possível eliminar a causa da dor e se livrar de vez de remédios que não resolvem o problema e apenas aliviavam os sintomas”, garante o dentista.
Portanto, atenção aos principais sinais da DTM:
- Dor facial, no pescoço, ombro e/ou costas
- Dor nas articulações ou face, ao abrir ou fechar a boca
-Dores de cabeça que são confundidas com enxaquecas
-Sensação de inchaço ao lado da boca e/ou da face
-Abertura limitada ou inabilidade para abrir a boca
-Desvio da mandíbula para um lado
-Estalidos ou outros sons articulares, dor de ouvido
- Zumbido nos ouvidos ou sensação de ouvido cheio
Se este for seu caso procure a Eliodonto, que temos profissionais capacitados para realizar o tratamento da Dtm e trazer de volta a qualidade de vida perdida pelas dores de cabeça.
Como curar a dor de cabeça , dores de cabeça forte , como melhorar dor de cabeça
Fonte: Blog Dental Abs
0 comentários: